O Barreado é uma carne de panela que chega a ficar 24 horas cozinhando, a carne vem acompanhada de varias coisas, a mesa fica recheada de pratos e porções, que acompanham como arroz, salada, bolinho de camarão, banana, banana a milanesa, mexilhões… Para preparar o barreado no prato, é preciso adicionar colheres de farinha e misturá-lo bem até que ele grude no prato, depois é só colocar arroz e o que mais for do seu agrado e saborear.
Outra atração que embeleza a cidade é o rio Nhundiaquara, que já foi à única ligação entre o planalto e o litoral do Paraná por volta do ano de 1560. Hoje o rio tem outras funções, a pratica de esportes como canoagem e bóia-cross atrai muitas pessoas para a cidade. Outro passeio imperdível na região é o trem que desce a serra, ele vem de Curitiba e faz parada em Morretes. O visual da serra é de encher os olhos e vale a viagem.
Vista do rio Nhundiaquara no centro da cidade
Principais Distâncias
Curitiba …………………………………………………….73 km
São Paulo ……………………………………………….400 km
Antonina ………………………………………………….. 15 km
Paranaguá ………………………………………………. 43 km
Principais Atrações
Porto de Cima: é um povoado que fica nos pés da Serra do Mar, tem casarões coloniais, praia de rio, onde se pratica o Bóia-Cross, e também muitas histórias.
Parque Estadual Pico do Marumbi: com cerca de 1540 metros de altitude, é uma ótima opção para montanhistas, com picos de escalada, e cachoeiras que chegam a ter mais de 50 metros de altura. Para chegar é possível vir de trem de Curitiba e descer na estação Marumbi ou por estrada a partir de Porto de Cima.
Parque Estadual Pico do Marumbi
Centro da Cidade: o centrinho de Morretes é um charme, tem casarões antigos, e jardins muito bem cuidados. Lá você encontra diversos e bons restaurantes para comer o Barreado, e lojinhas de artesanato.
Centro da Cidade
Rio Nhundiaquara: é um importante rio da região, passa pelo centro da cidade, embelezando-a ainda mais. Nele é praticado o Bóia-Cross, pescaria, e canoagem. Você pode alugar bóias para a descida do rio no povoado de Porto de Cima.
Rio Nhundiaquara
Estrada da Graciosa: é uma estrada parque, com churrasqueiras, quiosques que vendem produtos típicos. Lá existem mirantes e pontes, onde pode-se apreciar a paisagem.
Caminho do Itupava: liga os municípios de Morretes e Quatro Barras. Esse caminho foi aberto a partir de uma trilha indígena, tem mais de 20 km de extensão foi restaurado e recuperado. O caminho cruza três unidades de conservação e atrai aventureiros em busca das belezas naturais da região.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto: fica bem no centro. Data do ano de 1850.
Igreja Matriz
Outras atrações: além do barreado que é o prato típico da cidade, existem ótimas balas de banana, e também uma cachaça muito famosa, não perca a oportunidade de saborear.
Ao centro o típico Barreado